segunda-feira, julho 07, 2008

O Sol, Eu e a Praia


Depois de uma infância de adoração às praias e ao calor, decidi que estava farta dos inúmeros escaldões de fazer inveja a qualquer churrasco, das nortadas de ventos mais cortantes que um bisturi, e das tempestades de areia ao nível das do deserto do Sahara. Assim, na adolescência cortei relações com o sol e, a partir daí, dediquei-me a cultivar uma pele digna da época vitoriana.

Este Verão, depois de anos a ser aliciada pelos amigos, encorajada pelos médicos e ameaçada pela minha mãe, decidi quebrar a minha senda de anos a evitar o sol. É verdade: 2008 marca o meu regresso à convivência com o astro-rei. Tenho feito questão de me expor aos seus raios inclementes, seja em piscinas privadas, seja em esplanadas mais ou menos fashion. E tenho de confessar que não me tem desagradado de todo: além de ficar com uma tonalidade um pouco mais adequada à estação, até a disposição parece ter melhorado ligeiramente. E faz sentido: afinal eu nasci no mês de Agosto: tenho obrigação de gostar do meu astro regente.
O mesmo não posso dizer das praias: continua a irritar-me profundamente suportar a areia, vento e má-criação a que este ambiente nos expõe. E, além disso, nas praias do Norte não se consegue nadar: até se pode tentar, mas corre-se o risco de morrer vítima de hipotermia.

Mas pronto, não se pode pedir tudo de uma só vez. Quem sabe se um dia não venho a render-me novamente às maravilhas de um dia inteirinho estendida numa toalha, por trás do indispensável corta-vento, a levar com a novela “Pais e Filhos” ou “Uma família portuguesa e a sua merenda”, com o creme solar a funcionar como íman para o extenso areal (numa imitação barata de um croquete humano), e com o suor a escorrer por cada poro, gozando a antecipação de enfiar o dedão grande do pé numa água que me fará desejar nunca ter saído da toalha.

Imagem: retirada do blog vida-a-duas.blogspot.com/2008/05/o-sol.html

Etiquetas:

1 Comentários:

Às 8 de julho de 2008 às 23:02 , Anonymous Anónimo disse...

Vá lá, a praia e o sol são bons e fazem bem (ao corpo e á mente) :)
Para fugir ás temmperaturas "negativas" das águas do norte há sempre a hipotese de umas Caraíbas, ou um Brasil, aí sim, a água é fantástica, nem apetece sair, ainda para mais "carregada" de peixinhos coloridos, essa é a terapia aconselhada para essa aversão ao sol e á água :)
Boas viagens e bons banhos de sol e água ;)

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial