segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Não faço ideia

Parece que os homens nunca sabem bem o que se está a passar à sua volta. Até têm uma ideia geral, mas faltam-lhes os pequenos detalhes, aqueles que para nós fazem toda a diferença. Por exemplo: contam-nos que o seu grande amigo está a trabalhar num banco como director geral, mas à pergunta “E está a gostar?”, respondem “Não faço ideia.”. Ora, se eu fizer uma pergunta semelhante a qualquer mulher vou ficar a saber não só a evolução dos sentimentos do dito amigo relativamente ao novo trabalho, desde o dia em que entrou até ao dia anterior a ter colocado a pergunta, como também serei extensamente informada acerca de como está a reagir a sua namorada e qual o impacto desta viragem profissional na relação de ambos.

Isto baralha-me: qual o porquê por trás destas diferenças tão acentuadas? Será que nas suas conversas os homens se limitam a acumular factos, sem questionar quais as razões por trás dos mesmos e quais as reacções que estes provocam? Será possível que não haja o mínimo de curiosidade? Eu fico sempre impressionadíssima com a leveza com que um homem admite que não se importou o suficiente para tentar saber um ou outro “pormenor” (que, na maior parte das vezes, é mais importante que a própria história). É como se, realmente, não percebessem o interesse da questão: ficam a olhar para nós com um ar de “mas a propósito de quê é que eu ia perguntar isso?”, e ainda nos deixam a pensar que devemos ser, de facto, bastante coscuvilheiras.

A mim, custa-me a aceitar que sejamos assim tão opostos. Parece-me muito pouco provável que só as mulheres se importem com “essas coisas” e que seja verídica a crença generalizada de que os homens, quando juntos, se limitam a falar de mulheres e futebol. O que me leva a questionar se esta diferença não resultará de uma de 2 coisas: um qualquer resquício misógino que leva a que eles ainda tenham receio de perguntar seja o que for que envolva sentimentos (não vá o outro interveniente da conversa pensar “És mesmo gaja.”), ou um receio (justificado?) de nos contarem tudo o que sabem.

Eu desconfio de qual será a resposta, mas por enquanto esta continua a ser uma pergunta retórica (uma vez que ninguém ainda conseguiu dar-me uma explicação satisfatória). Assim, no momento só posso dizer “Não faço ideia”.

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial