segunda-feira, agosto 11, 2008

Blood runs thicker than water

Eu nunca quis ter filhos. Mas, se um dia viesse a decidir nesse sentido, gostaria de ter dois, e nunca menos que isso. Esta opção aparentemente contraditória tem uma explicação muito simples: eu adoro ter irmãos. E não passa só por eu ter os melhores irmãos do mundo (!), passa pelo facto de eles terem enriquecido de forma inquestionável a minha infância e adolescência, de terem ajudado a moldar aquilo em que me tornei.

Eu sou a filha mais nova de uma família de 3 irmãos, sendo que 11 e 12 anos me separam dos meus manos. Assim, a minha infância foi passada a espiar os seus segredos, a imitar as suas modas e atitudes, a exigir a sua atenção e a contar com eles para me ensinarem tudo e mais alguma coisa (à minha irmã devo a desenvoltura na língua inglesa e o interesse pela dança, ao meu irmão a cultura musical e o domínio do traço quando desenho). Na época difícil da adolescência, fui amparada sempre que tropecei, nunca deixando de recorrer a um ou a outro, e encontrando sempre uma mão estendida (com a minha irmã passei, aos 13 anos, as primeiras férias sem “os pais”, ao meu irmão agradeço ainda o meu primeiro carro). Claro que por vezes senti o peso da sua ascendência sobre mim, o poder de dois irmãos mais velhos habituados a controlar o benjamim da família. Mas também nunca deixei de sentir (sempre, mas sempre) a sua asa protectora e o seu amor incondicional. Na minha irmã reconheço a minha mais fiel confidente e no meu irmão o meu principal defensor.

Passámos por muito juntos, e juntos conseguimos ultrapassar situações demasiado difíceis para encarar sozinhos. Aprendemos a ouvir-nos, a respeitar-nos e a contar uns com os outros, a saber que o podemos fazer. Acompanhando de tão perto o evoluir das suas vidas, tirei preciosas lições para a minha, e acredito que também eu os inspirei de alguma forma. Não trocaria o nosso triunvirato por qualquer outra alternativa.

Imagem: retirada do blog gostodeopostos.blogspot

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial