segunda-feira, agosto 25, 2008

Provérbios, ditos e dizeres

Eu adoro provérbios. Adoro-os pela simplicidade com que resumem inúmeras situações que encontramos ao longo da vida, e adoro-os porque nos indicam, metaforicamente ou não, o caminho a seguir. Por isso, recorro a eles frequentemente, quer para mim própria, quer para aconselhar terceiros.

Diz-me o senso comum que a sabedoria popular tende a acertar naquilo que diz. O facto de ser um saber de experiência feito, recolhido ao longo do tempo por inúmeras vidas, assegura-lhe a devida credibilidade. E, apesar de muitas coisas terem mudado desde o aparecimento deste ou daquele provérbio (“Em Abril, águas mil.”), e de alguns se destinarem apenas a aplacar os nossos medos e alegrar as nossas vidas (“Boda molhada, casamento abençoado.”), a maior parte continuam a ser válidos e a aplicar-se à realidade (“Mais depressa se apanha um mentiroso do que um coxo.”).

E assim nos aparece a vida, sublimada nos vários provérbios e ditos que o Povo teve a gentileza de compilar ao longo dos anos. Para melhor se perceber de que forma tenho vindo a utilizar estas pequenas pérolas na minha caminhada para o inevitável, vou começar a explorar algumas neste meu espaço. Vamos a ver como corre…

Imagem: retirada do site www.pititi.com

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial