segunda-feira, março 31, 2008

Coisas que odeio - V

ODEIO pessoas que caminham rente ao chão. Pessoas cobardes, que não têm coragem para dar a cara e se refugiam atrás de falsos moralismos e puritanismos bacocos. Fazem-me comichão, atiçam-me a urticária, fico toda empolada só de estar na proximidade de uma.

E a minha grande preocupação é que elas parecem estar em proliferação activa, aparecendo por todo o lado, recrutando como vez mais aliados, funcionando cada vez mais como uma pequena sociedade, composta por várias tribos que se atacam e aliam alternadamente. Depende para onde sopra o vento.
Agonia-me verificar que não consigo interagir em sociedade sem tropeçar numa ou em várias destas pessoas. Não consigo mesmo. Na vida social, não sendo propriamente fácil, ainda consigo contornar estes jogadores, saltitando de grupo em grupo ao estilo de uma patinadora artística. Agora na vida profissional, impossível. Elas estão por todo o lado e, quando menos esperamos, atacam. Com uma maledicência lançada ao ar, um comentário mais ou menos corrosivo ou uma queixa aparentemente inocente, derramada nos ouvidos certos, estragam-nos o dia, quando não o mês ou o ano. E o problema não é o que pensam ou deixam de pensar, que isso é direito seu. O problema é a ausência daqueles frutos vermelhos e sumarentos que se usam nas saladas, é a faca espetada nas costas, é o cochicho debaixo do pano. Parece que a língua só funciona nas costas daqueles de quem falam ou cujo comportamento comentam. E tudo se sabe através de sussurros e rumores, de críticas que nunca partem de quem lhes deu origem. É triste e dispensa-se.

Conselho: endireitem a espinha, levantem a cabeça, ergam o queixo para o céu. Tenham a coragem de dizer o que pensam na cara, olhos nos olhos. É constrangedor, é. Magoa mais, magoa. Mas o efeito é imediato e, se não se conseguir evitar o rancor, pelo menos não se perde o respeito do interlocutor. Isto, ao invés de envenenarem o ar que vos rodeia, gerando um ambiente de desconfiança e raiva surdas, em que não há vencedores.

Etiquetas:

1 Comentários:

Às 31 de março de 2008 às 12:17 , Anonymous Anónimo disse...

ui! conta-me tudo! :p

Bela

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial