segunda-feira, setembro 29, 2008

Os cães ladram e a caravana passa

Contrariamente às outras meninas, que teimavam em privilegiar a Carochinha, a Cinderela ou a Branca de Neve, o meu conto infantil favorito sempre foi “O velho, o menino e o burro.”.

Acredito que o fascínio inicial se devesse à forma como a minha mãe mo contava (o ar mais sério, as pausas nos momentos chave, a forma como, após o desfecho, os seus olhos pareciam perguntar “Entendeste?”), mas com o tempo prevaleceu a moral certeira do seu conteúdo. Adoro tudo nesta história: as personagens, a simplicidade do enredo, a forma naif como nos confronta com uma verdade intransponível (“Não se pode agradar a gregos e troianos.”). E adoro sobretudo o facto de, se a soubermos escutar bem, nos ensinar duas lições: não julgar os outros e não agir em função dos julgamentos alheios. Claro que isto nem sempre é fácil. Estamos destinados a viver em sociedade, e esta proximidade impele-nos, por muito que não se queira, a lidar bem de perto com 2 tipos de pessoa: umas que não podemos evitar criticar, e outras cuja opinião tem demasiada relevância para ser ignorada.

No entanto, e tendo então presente que não existem verdades absolutas, eu procuro sempre aplicar a máxima da história. E esta parece-me um excelente lema de vida: regermo-nos pelos nossos próprios princípios e valores, deixando falar a populaça. Afinal, já sabemos que há sempre alguém pronto a criticar, seja qual for a nossa decisão, atitude ou opinião. A essas pessoas, eu recomendo que se responda com base nos seguintes provérbios/ditados (à escolha, conforme a situação e o destinatário): o insultuoso “Vozes de burro não chegam ao céu.” (caso se queira mesmo rebaixar o indivíduo), o altivo “O que vem de baixo não me atinge.” (se quisermos marcar bem a nossa posição) e, o meu preferido, o sobranceiro “Os cães ladram e a caravana passa.” (traduzindo: ladra para aí, que eu vou fazendo a minha vidinha…).

Imagem: retirada do www.metaforas.com.br

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial